Proposta Pedagógica

As transformações sociais, culturais e os avanços tecnológicos do momento, exigem do homem criação de novos paradigmas, bem como uma flexibilidade de pensamentos e ações. A sociedade atual necessita de pessoas versáteis, com boa capacidade de comunicação e adaptação, capazes de identificar e resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e pensar de forma global, com autonomia para selecionar e buscar informações em diversas fontes. Devem dominar tecnologias de informações e possuir conhecimento de outras línguas e culturas.

Diante desta realidade e de tais necessidades é que se opta por uma Pedagogia adotando os pressupostos desenvolvimentais e de aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista. Tal postura educacional possibilita a formação deste cidadão, já que pressupõe que o sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio social, num processo de mediação permeado pela linguagem.

Vygotsky, teórico que fundamenta a pedagogia Sociointeracionista, tem como pilares básicos de seu pensamento as mediações e funções psicológicas, onde o processo de aprendizagem se dá no conjunto de relações interacionais entre o eu, o outro e o mundo onde todos tem responsabilidades e contribuições. Sua teoria fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, desenvolvendo-se num processo histórico. Para Vygotsky, a vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem biológico em ser humano. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental.

Nenhum conhecimento é construído pela pessoa sozinha, mas sim em parceria com as outras, que são os mediadores. Segundo Vygotsky, as funções do desenvolvimento da criança começam no âmbito social, desde o seu nascimento, assim como o aprendizado. Todo conceito trabalhado na escola apresenta um grau de experiência anterior, desta forma, aprendizado e desenvolvimento estão inter- relacionados.

Um ambiente enriquecedor, com lógica sequencial e estrutural mantém um alto grau de significado e informações, que, quando selecionado por cada criança, a partir de sua realidade, garante o processo de aprendizagem, transpondo os conhecimentos cotidianos para a construção de um conhecimento científico. Aprender é um processo constante e contínuo.


A aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc, a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas. As características de cada indivíduo com o meio, compreendido como contexto físico e social, que inclui as dimensões interpessoal e cultural.

– Lev S. Vygostky