Nossa História

A Pré Escola Curumim foi fundada no dia 10 de Novembro de 1994, na cidade de Francisco Alves – Paraná – Núcleo Regional de Educação de Umuarama, atendendo crianças da Educação Infantil. Em 1997, a Pré Escola foi transferida para a Rua General Osório nº 1137 – Parque São Paulo – Cascavel – Paraná – Núcleo Regional de Educação de Cascavel, tendo como sócias – proprietárias as professoras Rose Irene Alves de Freitas e Zilda das Graças Piffer.

A partir de 1998, procurando melhorar sua qualidade de atendimento e ampliar seu espaço físico, a escola mudou-se para o endereço: Rua Regente Feijó nº 741 – Parque São Paulo – Cascavel passando a atender 50 alunos. Em 29 de Setembro de 2000, a Pré Escola solicitou ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel a implantação gradativa do Ensino Fundamental, obtendo parecer favorável em 11 de outubro de 2001, com a Resolução nº2. 454/2001, ficando assim denominada “Escola Curumim” – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Por tanto, em fevereiro de 2002, a escola iniciou suas atividades ampliando o atendimento para alunos de 1ª série. Ainda nesse ano, a escola passou a ofertar aulas especiais de música e informática, visando um melhor trabalho pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas de seus alunos e despertar o gosto pela musicalidade.

No ano letivo de 2003, a escola passou a ofertar atendimento em período integral. No ano de 2005 foi realizada a primeira solenidade de formatura da turma de 4ª série do ensino fundamental. Em 2005, o estabelecimento passou por uma mudança de entidade mantenedora, ficando então como mantenedoras a Professora Rose Irene Alves de Freitas e Jordana Piffer.

No ano de 2006 a escola, iniciou-se o atendimento na categoria de berçário, visto a necessidade da comunidade escolar. Para essa nova fase, a escola passou novamente por relevantes adequações, aquisição de mobiliário e brinquedos adequados à turma. Ainda nesse ano, pensando em servir aos alunos uma alimentação balanceada e saudável, contratou-se uma nutricionista para a elaboração do cardápio, acompanhamento no preparo desses alimentos e desenvolvimento de projetos na área de educação alimentar. A escola protocolou junto ao Núcleo Regional de Educação, o pedido de implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, visto a alteração na LDBEN nº 9394/96, ocorrida pela Lei Federal nº 11.274 de 06/02/2006, a Resolução nº 03 de 03/08/05 do CNEB, as Deliberações nº 03/06 e 05/06 – CEE e Resolução nº 4169/2006- SEED. Assim a escola obteve parecer favorável sob o nº 023/2006 e passou a ofertar em maio de 2007, o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos.

Em 2009 as aulas de Educação Física passaram a ser ministradas por um professor com habilitação na área. No ano de 2011, pensando em melhoria na qualidade dos serviços prestados, quanto à segurança de nossos alunos e tranquilidade para os responsáveis, foi implantado um sistema de vigilância de monitoramento, sendo instaladas câmeras em todos os ambientes da escola. No ano de 2012, a escola implantou aulas de dança com profissional habilitado na área. Entre os anos de 2012 a 2014, a escola fez instalação de ar-condicionado nas salas de aula, contando com ambientes climatizados. Houve também reforma do mobiliário da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, bem como aquisição de mobília para a biblioteca.

No ano de 2015 a fachada da escola passou por uma revitalização, proporcionando à comunidade escolar, em especial as crianças, um encantamento visto a criação de personagens que representam uma comunidade indígena contextualizada.

Uma escola consolidada nos longos 23 anos dedicados à educação, num anseio de solidificar ainda mais nosso trabalho e marca, no ano de 2014 é lançado Hino da Escola, com letra e música do professor Aylson Valeci Dalferth. No ano de 2016, num projeto envolvendo toda a comunidade escolar, a escola lança o concurso de criação da Bandeira da escola. Destarte, a escola atualmente tem como símbolos oficias o Hino e a Bandeira.

O bem estar de nossos alunos, a manutenção de um ambiente agradável e a melhoria na qualidade de ensino e serviços prestados, sempre foram os maiores objetivos e constante preocupação de nossa equipe, assim a escola sempre faz investimentos consideráveis anualmente nessas áreas.

Atendendo um grande anseio da direção escolar e de toda comunidade escolar, em setembro de 2017, a escola iniciou uma grande e importante reforma em seu espaço físico, que mudará totalmente sua estrutura física, visando um espaço mais adequado, confortável, bonito, respeitando plenamente as normas vigentes. O projeto de reforma tem o cronograma de 05 anos de execução, visto sua amplitude.

No ano de 2018,  construiu-se um novo refeitório, atendendo a toda a legislação vigente de normas técnicas, sendo o espaço aprovado por toda comunidade escolar, visto sua beleza e funcionalidade. A escola fez mudança da sua logomarca, com o objetivo de representar de forma mais adequada as características indígenas em seu principal mascote, o Curumim. Ainda neste ano, iniciou-se nas reuniões pedagógicas, as discussões e estudos sobre a BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que segue no ano de 2019, para devidas adequações dos documentos escolares, bem como novos caminhos e perspectivas para implementação da proposta no ano de 2020, em respeito a legislação. No ano de 2019 a escola implanta o sistema de agenda digital, adequando-se as novas tecnologias para facilitar a comunicação com os pais e responsáveis.

Em 2019, a escola comemora 25 anos, para registro deste importante ano, criou-se o selo alusivo a data, sendo este oficializado via Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Ao longo desses 25 anos, o trabalho realizado de forma responsável e competente, resultou em reconhecimento e consolidação. Escola em festa por todo o ano de 2019!